Este browser é demasiado antigo. Por favor actualize!

Moonshapes Proppy


Responsive web-design, é importante? Uma perspectiva imobiliária.

Responsive web-design, é importante? Uma perspectiva imobiliária.

20 set 2013 | Paulo Fernandes | Geral

No nosso ambiente técnico, aprender novos métodos e conhecer novas ferramentas é uma tarefa diária, faz parte da profissão.
Pessoalmente, sempre que visito um novo website, que tenha qualidade, tento perceber os seus pontos fortes, os que fazem com que se destaque, identificando os melhores componentes e técnicas num repositório (ou vários ...) de ideias. Claro que algumas acabam por não ser implementadas, mas também é o excercício que interessa.

Hoje em dia, todo o foco está na tecnologia móvel, com cada vez mais dispositivos disponíveis para aceder a conteúdos web, o que os torna definitivamente importantes, quão importantes? Por vezes temos de estar fora do ambiente profissional para perceber o seu verdadeiro valor.

As curtas férias que tirei durante o ano deveriam ter sido apenas diversão, mas aproveitei para estar do outro lado da tecnologia, e ter uma perspectiva de "geek" à civil. Aconteceu à cerca de um mês. Apesar de viver a apenas 25km de Carvoeiro, aproveitei para redescobrir as maravilhosas praias desta zona, fiquei bastante impressionado. Em quatro dias, devo ter “descoberto” cinco praias, até me comecei a interessar por novos "hobbies", felizmente mergulhar da falésia não foi um deles :)

Conduzindo a caminho de uma dessas praias (Albandeira, alguém conhece?), comecei a reparar em várias ruínas à venda, junto à estrada. Sempre optimista e cheio de esperança, antes de jantar, lembrei-me de verificar alguns websites de imobiliárias da zona, felizmente o restaurante tinha WIFI disponível (Fantástico! Fazer um informático feliz é tão fácil...). No total penso que visitei 3 websites e apesar de ter um telemóvel “tijolo” (Samsung Note 2) e de conseguir ver todos os websites na totalidade, visto que não tinham componentes flash, o zoom era tal, que saltar entre propriedades, efectuar pesquisas, enfim, navegar no website tornou-se tão díficil que acabei por desistir.

Podem chamar-lhe uma epifania, se quiserem, mas fez-me acordar para essa realidade. Qual é o principal público alvo desse tipo de propriedades no Algarve? – estrangeiros! E quando eles nos visitam, trazem o computador de secretária no bolso? Alguns têm ‘bolsos fundos’, mas mesmo assim... Ou será que vão a cyber-cafés, isso ainda existe?

A resposta fácil e óbvia é que utilizam tablets e smartphones, portanto se visitarem 3 websites como eu fiz, e um deles se adaptar totalmente ao dispositivo, em qual vão ficar a navegar? Penso que não restam dúvidas ...
A explicação técnica e rápida, é que um website “responsive”, tem de ser construído e pensado de raiz com várias resoluções de ecrã em mente, claro, isso exige mais algum trabalho, mas é o resultado que este artigo se propõe a mostrar.
Portanto qual é a vantagem em ter um website ‘responsive’ hoje em dia no ramo da imobiliária? Ou, já agora, para qualquer outro negócio?

 
P.S. – Não vou comentar o preço das ruínas, mas vá lá senhores proprietários, elas estão realmente...  err... arruinadas :)

Abordagem lunar
Abordagem lunar

Serviços

  • Proppy - Real Estate Software
    Desenvolvemos o PROPPY, um software vertical para imobiliárias. Versátil, mas especialmente vocacionado para quem quer conquistar clientes estrangeiros.
  • Webshapes - Site & CMS
    Temos soluções pré-estruturadas com muita qualidade, mas se preferir podemos desenhar e implementar uma solução por medida, só para si.
  • Branding
    O logotipo/marca é a base da construção dos aspectos visuais contidos na sua identidade Corporativa. É fundamental que esta representação seja adequada às características da sua organização.

Entre em contacto






+351 282 180 295 • info@moonshapes.pt